• Açaí da Smurfette
  • Assistencial Pet
  • Mad Itu

27 de maio de 2022

Muito legal ser convidado para uma festa infantil, né? Algumas dicas para os convidados e anfitriões manterem uma boa imagem antes e depois da festa, sem constrangimentos, baseado na etiqueta:

– Convite e convidados: convidado não convida ninguém, principalmente outras crianças. Já imaginou levar algum priminho ou amiguinho do seu filho para uma festa em que as lembrancinhas são contadas ou personalizadas?!
Se por acaso você precisar deixar alguma outra criança na festa, entre em contato com os pais do aniversariante alguns dias antes, perguntando se há essa possibilidade e se não irá atrapalhar. Mas, mesmo avisando, isso deve ser feito apenas em último caso!
– Pontualidade: Diferente de outros eventos sociais, em que chegar meia hora depois do início chega a ser até mesmo um costume cultural no Brasil, para festas infantis vale a pena ser pontual. Isso porque muitas vezes as festas têm programação de recreação e assim todas as crianças brincam juntas.
– Melhor horário: em aniversários de um ou dois anos, marcar no final da tarde é interessante, pois os bebês já estão acordados (ou acordando) da soneca da tarde.
Assim, poderão aproveitar a festa. Já para as festas de crianças maiores, o horário pode variar bastante, tudo depende de cada ocasião.
– Término: Não é deselegante marcar horário de término para festas infantis. Porque, diferente de outros eventos sociais, isso ajuda aos pais a planejarem o dia de forma que as crianças aproveitem ao máximo a festa.
E caso a festa seja em casa e não tenha hora para acabar, vale também calcular o parabéns para cerca de 3 a 3 horas e meia do início da festa. Assim, quem tem outro compromisso pode curtir até o momento final. E quem quiser ficar até mais tarde, fica.
– Comes e bebes: Festa infantil deve ser feita para crianças. Uma vez que crianças não bebem bebidas alcoólicas, as festas não precisam ter.
Então, não se sinta na obrigação de servir na festa do seu filho. Por outro lado, caso você goste e queira servir, também não há problema algum. Nesse caso, os pais do aniversariante que mandam!
– Mesa de doces e bolo: Muitas pessoas têm o costume de, assim que acaba de cantar os parabéns, “atacar” os docinhos. Lembre-se de que o foco sempre deverá ser as crianças. E os adultos? Respire, conte até 3 antes de atacar também. É o tempo de os pequenos se servirem.
Pequenos detalhes de etiqueta nas festas infantis que fazem a diferença… São “boas maneiras” que evitam constrangimentos, estresses ou situações desnecessárias. E aproveite a festa!