13 de abril de 2021

Começar o próprio negócio é um grande desafio, principalmente durante um período de instabilidade econômica. Alguns erros pode ser evitados, confira:

Misturar suas finanças pessoais com as da empresa
Esse é um dos erros mais comuns cometidos pelas pequenas empresas: o dono ou os sócios usam a conta empresarial para realizar aquisições pessoais, pagar contas, fazer transações, etc. Evite cair nessa cilada, já que fazendo isso, pode perder o controle das receitas e despesas.

Não possuir um sistema de controle financeiro
Não controlar as finanças de sua empresa de forma adequada é um dos erros mais graves que um microempreendedor pode cometer.
É fundamental que saiba de onde o dinheiro está vindo e para onde ele está indo, afinal, só assim será possível identificar erros e oportunidades com agilidade e tomar decisões estratégicas. Faça um controle, pode ser um caderno, uma planilha, a forma mais fácil e prática que permita a administração das finanças diariamente.

Não investir em comunicação e marketingAlgumas pessoas acreditam que a empresa é “pequena demais” para fazer propaganda. Isso não existe! Claro que os seus investimentos em comunicação e marketing devem ser proporcionais aos seus recursos, mas não deixe de divulgar a sua marca.

Achar que já sabe tudo do negócio

Lembre: o aperfeiçoamento constante é uma das chaves para o sucesso, mantenha isso em mente!