4 de maio de 2020

A mistura de vários comportamentos que quebram a rotina a qual as pessoas já estavam habituadas pode levar a um estado indesejado: a ociosidade. Com o estresse acumulado, a compulsão por alimentos de alto índice calórico e com muito açúcar – como chocolates, refrigerantes, balas e sobremesas – pode ser o estopim de uma espiral de hábitos nada saudáveis para o corpo.

Mantenha os hábitos saudáveis, mesmo estando em casa. Isso é possível com exercícios que usam o próprio peso corporal, também é possível manter o condicionamento físico, a flexibilidade, as medidas e se beneficiar de todas as respostas hormonais que o exercício proporciona.

Mas, como manter uma rotina equilibrada, com exercícios físicos, em quarentena e sem equipamentos adequados? E quem nunca teve o hábito de praticar exercícios físicos, tem a possibilidade de começar agora, em casa?

Veja algumas dicas:

Exercícios aeróbicos, para uma maior queima calórica e trabalho cardiopulmonar: polichinelos, pulos, corridinha sem deslocamento, pular corda, dançar. Se tiver um corredor, garagem, ou pátio externo, pode optar pelas corridas com deslocamento, para frente, para trás e laterais. Podem ser feitos de 5 a 10 minutos como forma de aquecimento.
– Para membros inferiores: agachamentos e suas variações, a quantidade de séries, de repetições e a intensidade do movimento.

– Para a região do abdômen, região lombar e pélvica, a prancha isométrica e abdominais com elevação da cabeça, caso já se tenha um contato prévio com o exercício, para que não haja risco de lesionar a região cervical.
– Atenção nas posturas: realizar os exercícios com contração muscular, consciência corporal, roupas e calçados adequados, controle a respiração e não esquecer de se hidratar, ingerindo bastante água diariamente.

Os exercícios devem ser feitos três vezes por semana, duas séries de 10 repetições para cada variação, inicialmente. Nas pranchas, o tempo máximo que a pessoa aguentar, para que os intervalos entre os treinos possam evitar a fadiga e recuperar a musculatura.