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27 de janeiro de 2021

O mundo digital faz parte da rotina da grande maioria dos brasileiros, mas nunca é demais lembrar que o seu negócio precisa estar inserido nesse universo. Não é exagero afirmar que: se um negócio ainda não tem presença digital, ele não existe para muita gente.
Isso não significa que não há mais espaço para empreendimentos físicos, pelo contrário: eles não só podem interagir com os negócios digitais, como podem se beneficiar desse meio para crescerem.
A dica é: pesquise e busque entender como o seu cliente se insere no mundo digital e aproveite esse espaço para impulsionar o seu negócio.
Pagamento online: por conta dessa imersão no mundo digital, a busca por soluções que facilitem os processos do dia a dia só aumenta.
Oferecer opções de pagamento online para seus clientes é uma estratégia válida para vários tipos de empreendimentos tradicionais. Elas possibilitam a simplificação do processo de compra, além de atraírem clientes que buscam mais agilidade e segurança.
Logo, busque ir além das tradicionais maquininhas de cartões de crédito e pesquise soluções que sejam acessíveis e façam sentido para os seus clientes. Aplicativos de pagamento como o Pix, transferência bancária, boleto online são um bom exemplo.

Foco no cliente: dedique-se para aprimorar seus produtos e serviços e saiba aproveitar oportunidades.
Se o seu negócio for no ramo de alimentação, por exemplo, não se limite ao cardápio de sempre e invista em novidades sazonais, promoções em dias de semana. Disponibilize o cardápio online. E, é claro, preze pela excelência no atendimento e qualidade se quiser que o seu cliente volte e indique o seu negócio.
Para quem trabalha com moda, ofereça o serviço de atendimento personalizado, levando as peças até o cliente, facilita e agiliza a compra.
O mesmo para lojas em geral, mande fotos pelas redes sociais, utilize os meios de comunicação que o cliente está habituado e mantenha contato. Facilite a forma de pagamento, ofereça opções.