• zn
  • Marlova
  • Enzilab
  • Mad Itu

23 de fevereiro de 2021

Sem grandes sustos. É assim que (esperamos) deve se comportar o mercado de trabalho em 2021, valorizando ainda mais algumas competências que foram fundamentais em 2020 e mantendo o aquecimento nos setores de agronegócio, infraestrutura, logística, tecnologia e saúde.

Quais são as tendências para
o mercado de trabalho em 2021?

A continuidade do trabalho em home office, a valorização de competências comportamentais e a alfabetização digital são algumas das tendências apontadas para o trabalho em 2021.
Trabalho remoto veio para ficar: o home office foi adotado no susto logo no início da pandemia, mas provou seu valor ao longo do ano e não deve desaparecer tão cedo. Quem já se adaptou a trabalhar remotamente tem uma vantagem competitiva. E quem não se adaptou ainda precisa agilizar esse processo.
O mundo é o limite para o trabalho em 2021: também em consequência da maior adoção do home office, existe a tendência de os profissionais poderem buscar oportunidades que estão além das suas cidades e até do próprio país. É bem possível que as equipes no futuro possam trabalhar de forma colaborativa de locais totalmente distantes fisicamente.
Isso aumenta as suas possibilidades de encontrar uma vaga, mas, ao mesmo tempo, pode aumentar a concorrência por elas. É importante observar esse movimento.

Competências comportamentais
estão em alta:
Pensamento estratégico – Comunicação
Agilidade – Inovação – Adaptabilidade

Alfabetização digital vale ouro:
Para sobreviver ao isolamento imposto pela pandemia, muitas empresas tiveram de buscar soluções e se reinventar para manter suas atividades de forma remota. Tudo isso, claro, acelerou a transformação digital inclusive em negócios que ainda não estavam preparados para isso.
Consequentemente, empresas de forma geral buscam agora pessoas que tenham “alfabetização digital”.
O que isso significa?
Isso quer dizer que independentemente do segmento de atuação da empresa em que trabalha ou quer trabalhar ou da sua área de atuação, precisa saber pilotar ferramentas tecnológicas para melhorar a forma como seu trabalho é desempenhado, seja presencial ou remotamente.
Vários cursos online e ebooks gratuitos estão disponíveis nas redes sociais e na internet, busque informações e comece já!