17 de agosto de 2020
Diante da situação dos municípios e insegurança das pessoas com a pandemia, muitos negócios estão precisando se reinventar e inovar para conseguir obter resultados.
É preciso criar estratégias para dar continuidade às atividades, mantendo as regras sociais, viabilizando o atendimento e as vendas dentro das circunstâncias atuais.
Para a professora de Administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Nayara Cardoso, ressalta que embora o momento seja delicado, é preciso se adaptar às novas realidades do mercado.”Estamos vivenciando um cenário difícil para os negócios, por isso, é importante adaptar produtos e serviços para manter as empresas, os empregos e a renda das pessoas. Inovar e renovar os empreendimentos podem trazer bons resultados para enfrentar a crise causada pela pandemia”, analisa.
A professora lista ainda algumas dicas para empreender em época de pandemia:
1. Neste momento, é necessário se aproximar dos clientes. Use as mídias disponíveis para fazer contato, criar uma relação de empatia e proximidade, além de apresentar seus produtos e serviços, e as facilidades que você disponibiliza (como meios de pagamento, opções de recebimento do produto).
2. Sempre deixe claro para os clientes os cuidados de higienização tomados em todo o processo que envolve seu serviço ou produto.
3. Adeque os produtos ao momento e pratique preços justos.
4. Muitos empresários não têm estrutura para enfrentar esse momento, mas produtos e serviços são de extrema necessidade. É possível fazer parceria com outras empresas em ações de marketing de relacionamento, desenvolvimento de ferramentas digitais para a produção e até mesmo entrega de mercadorias, etc.
5. Abrace a causa e mostre engajamento com o atual momento, aderindo a campanhas como “distância salva”, por exemplo.
6. Treine a equipe. Estamos vivenciando um momento totalmente novo, por isso é necessário termos pensamentos, comportamentos e posicionamentos novos.
7. Reveja todos os processos. Busque identificar os gargalos, falhas e custos excessivos. Aprenda a fazer o melhor com menos e entregar uma experiência positiva para o cliente. Ajuste tudo. O mais importante é se adaptar sem perder a qualidade e muito menos a confiança dos clientes.
8. Esse momento já está provocando mudanças de impacto profundo. Entrar no mundo digital, inovar nas estratégias de vendas e atendimento, fazer parcerias, oferecer a venda por telefone, vias redes sociais, divulgar e se aproximar dos clientes é necessário!