22 de agosto de 2024
Gosta de filmes? Aproveite alguns que trazem aprendizados para a carreira, como a persistência, adaptabilidade, determinação, foco, paixão e outras características que impulsionaram os negócios de diversos empreendedores.
Cada um com seu perfil, os filmes são ideais para renovar a motivação em períodos difíceis, seja durante crises ou momentos em que tudo parece estagnado.
O filme Fome De Poder (2016), conta a trajetória da rede de fast-food mais famosa do mundo: o McDonald’s. Inaugurado na década de 1940, na cidade de Arcadia (Califórnia), o restaurante servia hambúrgueres, milk shakes e outros alimentos com agilidade, padronização e a preços competitivos.
Eles já haviam tentado expandir a empresa por meio do sistema de franquias, porém, não tiveram sucesso. Até que em 1954, após comprarem diversos liquidificadores para milk shake da marca Prince Castle, os irmãos McDonald receberam a visita de Ray Kroc, vendedor que havia ficado curioso sobre a lanchonete.
Ao conhecer o ambiente familiar, ética profissional e modelo de negócio inovador do McDonald’s, Kroc imediatamente enxerga um potencial de crescimento e trabalha para se tornar representante da marca. Ele convence os donos a apostar novamente em franqueados e, no final, acaba se tornando o proprietário da rede, levando suas filiais a diversos países.
“Fome de Poder” apresenta a importância do cuidado nas negociações, além do valor de uma marca com boa reputação.
Walt Antes Do Mickey (2015) – Como o nome anuncia, o longa retrata a história de Walt Disney nos anos que antecederam a criação de seu personagem mais icônico, o Mickey Mouse. Repleta de dificuldades e erros, mas também de decisões certeiras, a trajetória revela vários traços empreendedores do animador, roteirista e cineasta, que aprendeu desde cedo a batalhar para tirar os sonhos do papel.
Extremamente criativo, Disney era esforçado, lutava para reunir as melhores equipes e confiava em sua intuição – fato que transformou seus projetos em um imenso conglomerado. Essa é uma das maiores lições presentes no filme: o poder de apostar na intuição para construir produtos e serviços que se conectem com as emoções do público, resultando em uma cultura de encantamento do cliente.
acesse a edição completa do Jornal Zona Norte